Motivado pelo cláusula que escrevi sobre valor de ter um projecto de saúde para quem procura a independência financeira (lei cá), um leitor me enviou o vídeo aquém que representa uma situação real que pode nos levar a refletir.
O vídeo mostra a história de um parelha jovem, que vivia um estilo de vida livre e aventureiro até ser surpreendido por uma doença séria. Percebi que o vídeo traz lições valiosas para quem procura a independência financeira e a segurança pessoal. Vamos direto aos pontos sobre o que essa experiência pode nos ensinar.
Um maior nível de independência financeira nos permite fazer escolhas. No meu caso a independência financeira me permite ter uma vida tranquila, dedicada aos estudos e a escrita de textos porquê nascente que ajudam outras pessoas. Só que muitos sonham com a liberdade de viajar pelo mundo, trabalhar remotamente e ter uma vida aventureira. O que cada pessoa faz com a própria independência financeira é uma questão pessoal e que exige fazer escolhas e assumir consequências.
Projecto de Saúde e Fundo de Emergência
A verdadeira liberdade só existe quando acompanhada de segurança. É preciso ter reservas e planejamento para enfrentar imprevistos, mormente na saúde.
O parelha descobriu da pior forma a diferença entre seguro viagem e projecto de saúde. Seguro viagem cobre emergências, mas doenças complexas e tratamentos prolongados exigem um projecto de saúde robusto e, preferencialmente, investimentos que garantam liquidez em momentos críticos.
O parelha mencionou porquê as economias guardadas durante anos sem gastar com projecto de saúde agora estavam indo embora rapidamente. Isso destaca a valor de ter um fundo de emergência sólido, que cubra um ano ou mais de despesas. Esse fundo deve ser mantido em investimentos de subida liquidez e plebeu risco, prontos para serem utilizados em situações porquê essa.
Prevenir é Mais Barato do que Remediar
A negligência com exames preventivos, mesmo sabendo do histórico familiar, é uma prelecção que devemos zelar: invista em sua saúde. Para quem procura independência financeira, gastar com saúde preventiva é uma emprego com o melhor retorno provável. Finalmente, o dispêndio de tratar uma doença em estágio avançado é incomparavelmente maior do que o de realizá-los periodicamente.
Segurança Familiar e Patrimonial
Eles mencionaram o privilégio de poder remunerar pela cirurgia pessoal, ou seja, o privilégio de não depender do SUS. Isso demonstra a valor de edificar um patrimônio que permita fazer escolhas rápidas em momentos críticos sem depender do Estado. Ou por outra, reforça a valor de ter ativos que gerem renda passiva. Imagine se, além do estresse da doença, eles tivessem que se preocupar em porquê remunerar as contas do dia a dia?
Evite o Efeito “Isso Nunca Vai Ocorrer Comigo”
Muitas pessoas não se preparam para situações difíceis porque acreditam que doenças graves, acidentes ou crises financeiras são coisas que acontecem somente com os outros. Essa história mostra o contrário. A preparação é o contraveneno para o imprevisto. Não se trata de viver com susto, mas de estar seguro o suficiente para transpor as tempestades da vida sem perder o rumo.
A Prestígio do Esteio Familiar
Embora o foco cá seja financeiro, não podemos ignorar a força que a família proporciona em tempos difíceis. Essa base sólida ajuda não somente emocionalmente, mas também evita que decisões precipitadas sejam tomadas em momentos de fragilidade. Para quem procura independência financeira, a construção de uma rede de base, seja familiar ou de amigos, é tão valiosa quanto qualquer suplente financeira.
Religiosidade
A história do parelha do motohome, além das lições práticas sobre saúde, planejamento financeiro e prevenção, toca em uma dimensão ainda mais profunda: a espiritualidade.
No vídeo, o rapaz mencionou ser cético, mas que passou a crer no “poder da mente” durante o seu processo de enfrentamento da doença. Ele relatou que começou a meditar e que se concentrava na própria trato, visualizando o tumor e imaginando-se vencendo a doença através da força da sua mente. A moça, por sua vez, já tinha o hábito de praticar yoga e reflexão (práticas orientais), e acreditava no poder da mente.
Na minha opinião, a vida é mais difícil para os céticos e para as pessoas que alimentam a crença de que a mente humana tem o poder e pode influenciar diretamente a veras física. Essa teoria se aproxima do gnosticismo. Infelizmente a gnose, travestida de espiritualidade oriental, está presente na vida de muitos jovens. A propaganda transmitiu a percepção de que o ocultismo e as tradições orientais são superiores ou mais “elegantes” do que as tradições cristãs dos nossos avós e dos fundadores do oeste. Isso enfraqueceu a sociedade.
A visão gnóstica da vida vai no sentido inverso da visão místico dos nossos avós, bisavós e ascendentes católicos (até a dez de 60 mais de 90% dos brasileiros eram católicos).
Mas que diferença isso faz nos momentos de dificuldade? O gnosticismo (nas suas diversas roupagens) sugere que o poder mental poderia transcender a natureza e obter uma espécie de potestade ou autocura (Quem porquê Deus?). No cristianismo, porém, toda trato verdadeira e toda perdão vêm de Deus (e não de nós mesmos). A prece, a crédito e a entrega à vontade divina são os meios para buscar trato e força, sempre reconhecendo a limitação humana e a soberania de Deus. Nossos ascendentes tinham os meios para a ocorrência de grandes milagres.
A espiritualidade católica ensina que o sofrimento é uma oportunidade de unir-se a Cristo na cruz. Embora doloroso, o sofrimento adquire um propósito redentor quando oferecido a Deus. É preciso “carregar a própria cruz” com humildade e crédito na Providência Divina, em contraste direto com a ilusão gnóstica de que podemos, por meio do poder mental, agir porquê deuses do nosso próprio corpo.
Somos todos vítimas de uma era que destruiu os valores cultivados por nossos ancestrais, porquê a independência, a prudência e a fé cristã. Essa ruptura nos enfraqueceu profundamente. É preciso que isso seja resgatado.
Peroração:
Essa história é um lembrete potente: a independência financeira não é somente uma questão de ter moeda, mas de estar prestes. É planejar o presente pensando no porvir, protegendo-se contra os imprevistos da vida. O verdadeiro sentido de liberdade financeira é ter qualquer nível de controle da própria vida (nas coisas que dependem do nosso esforço), mesmo quando as circunstâncias tentam nos levar na direção contrária.
Se você está no caminho da poupança, dos investimentos e da procura pela independência financeira, use essa história porquê uma motivação para fortalecer ainda mais seu planejamento e a sua preparação.
Devemos agradecer pelo parelha ter compartilhado estas questões publicamente e que possamos rezar pela recuperação financeira, física e místico desses dois jovens. Libido que formem uma grande família e que possam transmitir bons exemplos por muitas décadas.
Gostou deste cláusula? Continue aprendendo em 2 passos:
- Inscreva-se clicando cá e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
- Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique cá) ou Telegram (clique cá) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.
Aprenda a fazer seu moeda trabalhar para você com nossos livros sobre investimentos: