Pular para o conteúdo
Início » quais valem a pena investir em 2025?

quais valem a pena investir em 2025?

    Se tem uma coisa na qual o Brasil é bom, é no agronegócio. Somente oriente setor é responsável por mais de 20% do Resultado Interno Bruto (PIB) do país, segundo a Cepea. Praticamente 1/5 da produção de bens e serviços do nosso país está atrelado ao agronegócio.

    Isso mostra que, para qualquer investidor que queira ter uma carteira de investimentos sólida com ativos que apresentem prolongamento sustentável no longo prazo, é importante pensar em ter ativos relacionados ao setor do agronegócio.

    Agora, eis a questão: qual a melhor maneira de investir no agronegócio? Será que faz sentido investir por meio de Fiagros?

    Os Fiagros, ou Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio, têm ganhado destaque no mercado financeiro. No entanto, com a evolução do setor, é fundamental entender os riscos inerentes. É por isso que, neste item, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o tópico.

    Vem com a gente para entender:

    • O que são Fiagros;
    • Quais são os melhores Fiagro para investir;         
    • Quantos Fiagros existem na B3;
    • Qual Fiagro paga mais dividendo;
    • Porquê investir em Fiagros.

    Vamos lá?

    O que são Fiagros?

    Os Fiagros são Fundos de Investimento que permitem aos investidores participarem do setor do agronegócio de forma indireta. Esses fundos aplicam recursos em ativos porquê:

    • Imóveis rurais (fazendas);
    • Participação em sociedades que explorem atividades integrantes da masmorra produtiva agroindustrial; 
    • Títulos de renda fixa relacionados ao setor (CRAs e LCAs).

    Um dos principais atrativos dos Fiagros é a possibilidade de diversificação em uma espaço estratégica para a economia brasileira. Por ser um setor fundamental para um país, o governo traz diversos tipos de incentivos para o desenvolvimento dessa espaço — porquê os tributários, que trazem a isenção no Imposto de Renda em diversos investimentos atrelados ao agronegócio.

    Os Fiagros, inclusive, estão amparados pela Lei nº 14.130/2021, que regulamenta esse tipo de fundo e estabelece suas diretrizes de funcionamento.

    De certa forma, esses investimentos se assemelham bastante aos Fundos Imobiliários. No entanto, embora compartilhem algumas semelhanças, porquê a negociação de cotas na B3 e a distribuição de rendimentos aos investidores, eles possuem diferenças importantes.

    Os FIIs, por outro lado, investem em ativos do setor imobiliário, porquê prédios comerciais e shopping centers, enquanto os Fiagros são voltados para o agronegócio. Aliás, FIIs geralmente focam em imóveis urbanos e recebíveis imobiliários. Já os Fiagros podem incluir imóveis rurais, direitos creditórios agrícolas e títulos relacionados ao agronegócio.

    Portanto, apesar de ambos serem Fundos de Investimento, os setores e ativos envolvidos tornam cada um deles único, exigindo uma avaliação específica antes de investir.

    Quais são os melhores Fiagro para investir?

    Embora o mercado de Fiagros tenha desenvolvido significativamente, é importante determinar com cautela as opções disponíveis. Na opinião do comentador que escreve oriente item, os Fiagros apresentam mais riscos do que retornos atrativos atualmente.

    O principal embasamento dessa avaliação é que observamos riscos muito mais elevados do que aqueles identificados em imóveis urbanos.

    Finalmente, o resultado gerado pelos Fiagros estão mais associados às condições climáticas, safras e variações cambiais. Já os FIIs, por outro lado, dependem mais de fatores urbanos, porquê vacância, preços de alugueis e localização.

    Importante: o setor do agronegócio é mais sensível ao cenário macroeconômico e às políticas governamentais, o que aumenta os riscos para o segmento. Atualmente, o estabilidade entre risco e retorno não é favorável, já que o risco assumido pelos investidores não corresponde ao retorno esperado.

    Por isso, a recomendação atual é evitar os Fiagros e buscar alternativas mais seguras e rentáveis no mercado financeiro, porquê títulos de renda fixa ou Fundos Imobiliários.

    Quantos Fiagros existem na B3?

    Atualmente, a B3 conta com mais de 30 Fiagros listados. Cada fundo possui uma estratégia e carteira de ativos específica, o que torna principal estudar os relatórios de gestão antes de tomar uma decisão de investimento.

    Alguns exemplos de Fiagros disponíveis são:

    • FLEM (AGRO FAZENDAS II FDO DE INV FIAGRO IMOBILIÁRIO);
    • FZDB (AGRO FAZIII FDO INV NAS CAD PROD AGRO);
    • FZDA (AGRO FDO INV NAS CAD PROD AGRO);
    • AAZQ (AZ QUEST SOLE FDO DE INV);
    • BBGO (BB FDO DE INV DE CRÉDITO FIAGRO).

    Para consultar a lista completa de Fiagros, acesse o site da B3.

    Qual Fiagro paga mais dividendo?

    Os dividendos variam de conciliação com o desempenho dos ativos do fundo e a estratégia de cada gestão. Apesar de alguns Fiagros apresentarem distribuições interessantes, é importante lembrar que um cimalha dividendo pode ser um revérbero de maiores riscos. Portanto, não baseie sua escolha exclusivamente nesse critério.

    Lembre-se que o Dividend Yield (DY) de um investimento se trata de uma relação entre o dividendo pago e o preço do ativo. Se o preço está caindo, o Dividend Yield  tende a aumentar. Cá, o que você precisa saber estudar é o motivo do preço deste ativo ter derribado — e isso pode te trazer uma epílogo positiva ou negativa referente ao investimento.

    Porquê investir em Fiagros? 

    Embora os Fiagros sejam considerados aplicações bastante arriscadas, caso você queira investir neles, é preciso seguir esse passo a passo:

    1. Escolha uma corretora que ofereça chegada à B3 e tenha informações detalhadas sobre os fundos;
    2. Pesquise os fundos e analise as características de cada Fiagro, porquê carteira de ativos, política de distribuição e histórico de desempenho;
    3. Avalie o perfil de risco do Fiagro para desenredar se a emprego é patível com sua estratégia de investimento;
    4. Monitore as condições do setor do agronegócio e a gestão do fundo para ajustar sua carteira conforme necessário.

    Continue aprendendo sobre o tópico com a Finclass

    Atualmente, os riscos superam os benefícios ao investir em Fiagros. No entanto, isso não significa que você não deva investir no agronegócio — exclusivamente indica que você deve escolher os instrumentos corretos para que o seu retorno possa indemnizar o risco que você tomou.

    Se você puder vigiar uma prelecção no mercado financeiro, guarde essa: saiba lastrar o risco com o retorno esperado.

    É por isso que a Finclass existe — uma plataforma completa de ensino financeira para você aprender sobre finanças e investimentos com os maiores nomes do país.

    Por lá, não somente você poderá aprender a porquê determinar e estudar ativos porquê ações, Fundos Imobiliários, criptomoedas e ativos internacionais, porquê você terá chegada a duas carteiras de investimento recomendadas pelos melhores analistas do mercado financeiro. E tudo isso por menos de uma pizza por mês, dá pra crer?Assine já a Finclass e comece a sua jornada para se tornar um investidor mais inteligente — conhecimento é quantia!